Muitos estão com dúvidas sobre como usar o PIX da Caixa Econômica, afinal é uma nova ferramenta que permite realizar pagamentos e transferências de forma prática e gratuita.
Essa nova ferramenta está prevista para ser lançada em novembro de 2020, e permitirá transferências de valores em segundos, a qualquer hora do dia ou da noite, incluindo feriados e finais de semana.
Podemos dizer então que o PIX está chegando no mercado para simplificar, pois com ele é possível gerar QR Codes ou utilizar uma chave PIX para receber ou pagar, sem precisar digitar aquela quantidade enorme de dados.
Ficou interessado em saber como usar o PIX da Caixa Econômica? Nesse artigo iremos falar tudo que você precisa saber sobre essa nova ferramenta.
Como usar o PIX da Caixa?
Saber como usar o PIX da Caixa Econômica pode trazer várias vantagens, por isso, está na hora de aprender a utilizar essa ferramenta.
Primeiramente, além da chave PIX que é a ideia principal da ferramenta, é possível gerar QR Codes de pagamento. Explicando melhor, teremos dois tipos de QR Code, o estático e o dinâmico.
O dinâmico poderá ser gerado tanto para a pessoa que vai pagar quanto para a que irá receber.
Agora o QR Code estático é para ser utilizando quando ocorre várias transações entre duas pessoas, com valor fixo para um produto ou com a inserção de um valor pelo pagador.
O melhor é que com o QR Code, tudo fica ainda mais rápido, pois é só capturar o código com a câmera do celular e realizar o pagamento.
Essa ferramenta é democrática, e caso você queira, é possível fornecer os dados do recebedor da conta para pagamento como se faz hoje ao realizar um DOC ou TED.
Como podemos ver, é bem simples de utilizar o PIX da Caixa, e além da simplicidade, ele consegue oferecer comodidade, ou seja, pode utilizar a qualquer momento, oferece segurança, economia e praticidade.
Para que serve o PIX da Caixa Econômica?
Algumas pessoas acham que o PIX da Caixa Econômica não é tão vantajoso e que seria só mais uma função que quase nenhuma pessoa iria utilizar, além das grandes empresas.
Mas pelo jeito, não será bem assim. O PIX da Caixa trará várias vantagens tanto para empresas quanto para as pessoas físicas que só querem realizar compras ou receber o seu salário.
Com o PIX, surgiu um novo jeito de realizar pagamentos, transferências e receber dinheiro.
E você deve saber que quando se realiza uma compra ou se faz uma transferência, o dinheiro demora horas para cair na conta desejada, mas com o PIX isso será diferente.
Com o PIX é possível transferir valores em segundos, a qualquer hora, sem ter que se preocupar se é final de semana ou feriado.
O PIX da Caixa Econômica veio para simplificar, seja através dp QR Code ou chave PIX que você cadastrar para pagar e receber, sem ter que digitar vários dados.
Quantas chaves PIX uma pessoa pode ter?
Outra dúvida que muitas pessoas estão tendo sobre essa ferramenta é sobre a quantidade de chaves PIX possíveis de serem cadastradas no banco.
Uma pessoa física pode cadastrar até 5 chaves por conta nos bancos, já uma pessoa jurídica pode ter até 20 chaves em uma única conta, o que pode ajudar bastante.
Por isso, uma dica que damos, é cadastrar o máximo de chaves possíveis.
Como cadastrar a Chave PIX Caixa?
Mesmo sendo uma ferramenta que será lançada em novembro de 2020, é possível realizar o seu cadastro da chave PIX agora mesmo. Basta você acessar o aplicativo da Caixa Econômica ou a Internet Banking.
Ao acessar uma dessas plataformas digitais de sua preferência, você vai encontrar com facilidade o PIX e as orientações necessárias para fazer a vinculação de sua Chave PIX.
Ou seja, é muito fácil fazer o cadastro de uma Chave PIX. E lembrando que é possível cadastrar de 1 até 5 chaves por conta.
Agora para os clientes PJ, é possível criar até 20 chaves por conta, por isso faça o máximo de chaves possíveis para possuir diversos métodos de recebimento ou pagamento.
Portabilidade da Chave PIX
Também existe a portabilidade de chave PIX, onde é possível solicita-la de modo simples, basta você cadastrar a chave que já está cadastrada em outra instituição na Caixa.
Em seguida você irá receber um aviso que a chave já está cadastrada em outra instituição. E para continuar o processo, clique em “fazer portabilidade”.
Após o cadastro é preciso a confirmação do pedido de portabilidade da outra instituição, após a aprovação, aguarde 7 dias para que a portabilidade possa ser concluída.